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Criar uma marca de roupas oferece inúmeras vantagens a quem vende vestuário, principalmente por possibilitar ter margem de lucro maior do que somente vender produtos de fornecedores parceiros.
Mas o processo de produção não é nada simples. Além de exigir investimento, demanda tempo e a realização de uma série de etapas, como elaboração do projeto, conceito da marca e logotipo, tecidos que atendam às suas necessidades de acordo com o orçamento disponível, desenvolvimento de protótipo, parceria com uma fábrica e estratégias de marketing e vendas.
Para alcançar o sucesso almejado, é preciso bastante pesquisa. Afinal, é necessário definir o público-alvo, design e diferencial das peças, identidade e propósito da marca e fazer a análise de mercado, entre inúmeros outros fatores.
Apenas seguindo esses passos pode-se construir uma marca forte e permanecer no mercado.
Escolher bons fornecedores de matérias-primas é importante para manter o padrão de qualidade das peças, o que vai agregar valor para a marca. Por isso, avalie o conforto, durabilidade, tecnologias usadas etc.
Também é fundamental pesquisar os prazos, preços, experiência no mercado e taxas de envio dos fornecedores. Se optar por trabalhar com empresas nacionais, por exemplo, os preços podem ser menores do que os internacionais. Apesar disso, muitos deles oferecem uma variedade menor de produtos, o que pode afetar o sucesso da marca, dependendo dos objetivos.
Outro ponto importante é buscar fornecedores que sejam eticamente corretos. Afinal, nos dias atuais, os consumidores têm interesse em saber se os funcionários são bem remunerados e trabalham em ambientes seguros. Isso pode afetar positiva ou negativamente a visão que eles têm da marca.
Para ter sucesso ao criar uma marca de roupa, é preciso conquistar o mercado com peças inovadoras, que supram os anseios do público-alvo. A fim de driblar a concorrência, atrair e fidelizar novos clientes, as peças devem ter um diferencial competitivo que seja único.
As pessoas gostam de adquirir produtos de qualidade e desejam ser surpreendidas. Por isso, procure inovar no design, criando algo característico e específico para cada coleção.
Outro ponto fundamental na criação de uma marca de roupas de sucesso é conhecer bem o seu público-alvo. Um erro grande e comum na hora de gerar um produto é não determiná-lo. No caso de criar uma marca de roupa, as dificuldades já começam no momento de pensar no tipo de roupa que vai confeccionar.
É preciso definir se o foco será em roupas masculinas ou femininas, idade e faixa salarial do potencial cliente etc. Se for uma marca para jovens, o portfólio pode conter camisetas, grande variedade de calças e bermudas jeans, entre outras peças.
Quando o público-alvo é grande, é preciso que ele seja dividido em pequenos grupos. Por exemplo, caso as roupas sejam voltadas para mulheres de todas as idades, divida em faixas etárias. Afinal, cada fase da vida há um gosto para diferentes tipos de roupas, e só assim será possível criar um produto atrativo que o público deseja adquirir.
Se você quer saber como criar uma marca de roupas, precisa entender que o primeiro passo é identificar o seu nicho de mercado. Afinal, é por meio dele que o seu negócio será iniciado e você poderá criar estratégias consistentes com o propósito da sua empresa.
Para isso, busque identificar qual é a área de vendas da sua loja. Por exemplo, você estará vendendo roupas com foco no público feminino ou masculino? Os itens comercializados serão de luxo ou mais populares? Ou, quem sabe, você deseja montar uma loja de roupas infantil?
De modo geral, a partir do momento que você responder essas perguntas, o seu nicho ficará mais evidente e você poderá começar a criar um planejamento eficiente para projetar sua loja de roupas.
Em um cenário cada vez mais competitivo, no qual grandes empresas estão focando suas estratégias no digital, é fundamental que qualquer negócio que queira a atenção dos clientes trabalhe com marketing.
Por meio dele, você conseguirá estudar o mercado, trabalhar o posicionamento do seu negócio e atrair e fidelizar clientes. Então, não deixe de aprender mais sobre a área e criar um planejamento adequado para o seu negócio. Para isso, você pode, por exemplo, contratar uma agência de marketing ou trabalhar por conta própria.
Com essas dicas você já pode começar a montar sua marca de roupas.
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