Body Positive: Entre Nessa Consciência!

O que é body positive?

A positividade corporal é um movimento social focado em capacitar os indivíduos, não importa seu peso físico ou tamanho, ao mesmo tempo em que desafia as formas como a sociedade apresenta e vê o corpo físico. Tal pensamento defende a aceitação de todos os corpos, independentemente da capacidade física, tamanho, sexo, raça, etnia ou aparência.

O movimento body positive vem para resgatar a autoestima das pessoas discriminadas.

Traduzido para o português, significa positividade do corpo, ou seja, está relacionado à necessidade de enxergarmos coisas positivas a respeito do nosso corpo e trabalharmos questões como amor próprio, autoconfiança, autoestima e aceitação.

De acordo com essa grande corrente de positividade, não existem padrões a serem seguidos quando o assunto é o corpo humano. Hoje, o legal é ser diferente e se aceitar como é, deixando de lado as imposições da sociedade a respeito dos padrões de beleza.

Comece a praticar o body positive hoje mesmo. Entre nessa consciência de amor próprio e busque o empoderamento do seu corpo para viver com mais leveza!

Para as marcas vale ficar de olho na tendência: cada vez mais as gerações jovens consomem de labels com propósito. Aqui o princípio é o mesmo: eles precisam se identificar com o que estão comprando – seja nos princípios que regem a marca, seja nas pessoas escolhidas para representá-la.

O termo body positive está cada vez mais popular nas redes sociais e, apesar de ainda gerar muitas dúvidas, o conceito tem sido praticado por mulheres e homens que aceitam e valorizam os próprios corpos. De forma literal, o termo body positive significa “corpo positivo”. Esse movimento preza pela aceitação das características físicas sem a necessidade de se enquadrar em um padrão. Gordo, magro, com celulites, estrias, cicatrizes, deficiências, condições de pele, avanço da idade, a questão é se amar exatamente do jeitinho que cada um é. O movimento body positive valoriza a aceitação ao corpo, a libertação de complexos e distúrbios de imagem corporal e não apenas que as pessoas se conformem e vivam insatisfeitas. 

E como a moda plus size foi influenciada por esse movimento? Anteriormente, as roupas feitas para pessoas que não se enquadravam nos padrões estéticos vigentes. Além de serem muito tradicionais, elas eram feitas em cores muito sóbrias, em comprimentos muito grandes, sem partes do corpo à mostra. No entanto, com a visão de beleza em todos os corpos e com características únicas, esse nicho passou a receber mais atenção e vem se modernizando, naturalizando a roupa preferida de cada pessoa, independentemente do peso e das imposições de beleza do mercado, deixando a moda mais democrática e diversa, como deve ser. 

Crescimento

Dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), apontam que o segmento plus size cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto a indústria como um todo caiu cerca de 5%. Apenas em 2019, os negócios ligados ao setor cresceram 8%, chegando a uma movimentação financeira superior a R$ 7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira Plus Size (ABPS), entidade criada em 2016 para representar empresas de varejo e consumos que compõem a cadeia de produção destinada a esse público.

Confira outros conteúdos sobre moda plus size em nosso blog.