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O fast fashion é uma tendência que surgiu no final da década de 90 em contraponto às campanhas de moda, que envolvem muito tempo de planejamento, são lançadas por estação e em grande escala. No fast fashion você acompanha as tendências quase em tempo real, planeja minicoleções e atende às necessidades do momento de seus consumidores. O custo diminui e o estoque também. As vendas, que fazem sua empresa se movimentar, sobem. E esse ciclo se acelera, pois os consumidores vão querer sempre novidades.
O fim das estações simboliza a despretensão do fast fashion em manter tradições. Aqui, a ideia é agradar o seu consumidor a todo o momento. Assim como sempre tem música nova sendo lançada, não importa a estação do ano, seu consumidor terá sempre novas peças de roupa para compor looks cada vez mais diferentes e diversos. A novidade em si é a nova moda, e a rapidez é essencial nesse processo. Por isso, prepare seu radar e não desgrude de influenciadores, das redes sociais e das ruas. Qualquer resquício de novidade pode virar uma nova tendência, que deverá virar uma coleção imediatamente.
Uma das principais vantagens para os clientes que consomem fast fashion é o preço reduzido das peças. Para eles conseguirem renovar constantemente o closet, é preciso tornar mais simples os processos de fabricação. Como tudo é muito rápido, as peças não precisam ser planejadas para durar uma vida toda. É normal que as peças feitas para esse nicho de mercado tenham menos durabilidade, mas tenha cuidado para acertar a mão nos detalhes. Não é porque é de consumo rápido que a qualidade das costuras e do tingimento precisa ser inferior.
Se você é um pequeno ou médio fabricante, essa dúvida deve estar pairando na sua cabeça agora. Para explorar o fast fashion, comece aos poucos. Primeiro, investigue as tendências das ruas e das redes sociais. Então, adapte uma parte da sua estrutura para permitir uma pequena produção dessas peças de forma mais rápida. Lance a mini coleção e veja a aceitabilidade. Nesse momento, considere conversar com os varejistas para entender os itens, cores e cortes mais procurados, e use essas informações para planejar as próximas minicoleções.
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Produção em larga escala: as peças são produzidas por grandes confecções que visam conseguir produzir o maior número de peças possível para distribuir entre as diferentes unidades das lojas. Isso geralmente envolve a compra de grandes quantidade de matérias-primas, contratação de muitos trabalhadores e grande infraestrutura para acomodar tudo isso;
Peças nem sempre de alta qualidade: como no fast fashion o mais importante é produzir o maior número possível de peças, a qualidade deixa de ser uma prioridade e, em muitos casos, a matéria-prima não é de qualidade, resultando em produtos de pouca durabilidade;
Mão-de-obra barata: as costureiras precisam apenas seguir um modelo previamente pensado. Neste caso, é preciso apenas saber costurar, sem que haja a necessidade de ter nenhum conhecimento adicional para a produção daquela peça. Como o número de funcionários é grande, geralmente as empresas se instalam em regiões em que podem conseguir mão-de-obra mais barata e conseguir aumentar os lucros;
Peças que seguem uma tendência: no fast fashion as peças são produzidas sempre seguindo-se uma tendência, ou seja, o que está na moda naquela estação. Deste modo, há pouco (ou nenhuma) preocupação para que a peça tenha uma maior durabilidade, afinal, a ideia é que o cliente descarte a peça que está fora de moda e compre novos itens quando a coleção mudar.
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