Como aproveitar retalhos de tecidos para ganhar dinheiro?

Quem tem uma confecção sabe que cortar tecidos implica em ter muitos retalhos, não é mesmo? Mas, você sabe como aproveitar essas sobras de tecido para evitar o desperdício e ainda ganhar dinheiro? Acompanhe a leitura até o final e confira! 

Transformando retalhos de tecido em peças de roupa 

Os retalhos de tecido provenientes da costura podem ser aproveitados tanto para construir novas peças de roupas, como também itens de artesanato. Confira algumas dicas:

  1. Organize seus retalhos: separe por cor, tecido, tamanho e segmento, de forma que fique fácil encontrar quando for montar as peças. 
  2. Combine tecidos: não é todo tecido que pode ser costurado com o outro, por questões de elasticidade, caimento e outros fatores. Por isso, separe também os tecidos que combinam entre si. 
  3. Combine estampas e cores: lembre-se que ao contrário das peças da confecção, as peças de retalho serão quase que exclusivas, uma nunca fica exatamente igual a outra. 
  4. Escolha o modelo: Você já deve ter vários moldes de roupas, agora precisa imaginar as peças com recortes e vários desenhos geométricos.
  5. Use aviamentos: Tudo do universo da costura pode ser utilizado para complementar o desenho das peças e criar modelos exclusivos. 

Tem retalhos de tecidos sobrando? Opções não faltam para ganhar dinheiro com isso!

Agora, se você não quer criar peças de roupas, existem várias outras opções para aproveitar os retalhos de tecido e ainda contribuir com o meio ambiente, evitando que tanto retalho vá para o lixo. 

Bolsas e Necessaires 

Rápidas e fáceis de fazer, você pode confeccionar bolsas e necessaires personalizadas, de acordo com o tamanho dos retalhos. 

Mesa Posta 

Já pensou em um jogo americano todo customizado feito com os retalhos? E em porta-copos, porta talheres, até mesmo guardanapos? Esses itens decorativos são de grande utilidade, então, porque não criar uma linha personalizada para reaproveitamentos dos retalhos?

Chaveiros

Esses itens são pequenos, então você não precisará de muito tecido, é só soltar a sua criatividade. 

Faixas, tiaras e xuxinhas 

Infantil ou adulto, você pode desenvolver diversos modelos. 

Almofadas e tapetes

Você também pode utilizar os retalhos para criar peças de decoração como almofadas e tapetes. A dica aqui é sair do óbvio, assim você pode agradar todos os tipos de público. 

Upcycling: use e Abuse da Sua Criatividade 

Além das opções acima, também é possível criar uma marca sustentável de produtos e roupas feitas com retalhos de tecidos, o chamado Upcycling, que está super em alta. O mais interessante dessa tendência é que o custo para produzir os novas peças é muito baixo, visto que partem de tecidos já existentes, sem a necessidade de investir em tecidos novos.

Outro diferencial é que com a técnica de upcycling as peças são sempre únicas e nunca 100% iguais. 

Confira também: Estratégia de vendas para a sua confecção

Gostou das nossas dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática! Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar as novidades.